Artigos // Lista de publicações

  • Introdução ao Node.js

    Node.js é um runtime (i.e., ambiente) para execução de aplicações JavaScript. Neste cenário, além de ser multiplataforma, ou seja, compatível com diferentes sistemas operacionais, o próprio Node.js oferece recursos para apoiar na implementação de aplicações, confira na documentação oficial.

    Criado por Ryan Dahl (2009), o Node.js é baseado no V8, implementado pelo Google e utilizado no Google Chrome. Dessa forma, enquanto o V8 foca na interpretação do código JavaScript, o Node.js se preocupa em ofertar um ambiente multiplataforma com recursos de apoio.

    Para compreender o Node.js é interessante conhecer a relação entre JavaScript e ECMAScript (ES). ECMAScript é uma especificação de linguagem de script, utilizada por diferentes linguagens, por exemplo JavaScript e ActionScript (Flash). Dessa forma, JavaScript é uma linguagem de programação baseada na especificação ECMAScript. Porém, existem diferentes versões da especificação ECMAScript. Consequentemente, diferentes engines (e.g., V8) são baseadas em diferentes versões da ECMAScript.…

    , arquivado em JavaScript.
    Comentário(s) 1
  • De primatas a astronautas

    De primatas a astronautas do autor Leonard Mlodinow apresenta um odisseia com várias descobertas e personagens que conduziram nossa espécie, desde suas origens na savana africana até os dias de hoje. Através de uma narrativa agradável, Mlodinow apresenta uma visão compilada dos desafios e conquistas, que motivados pela sede de conhecimento, possibilitaram nosso cenário atual.…

    , arquivado em Resenha.
    Comentário(s) 1
  • Produtividade no Eclipse

    Quem trabalha com desenvolvimento de software, em algum momento já se pegou realizando uma tarefa repetitiva ou massante na hora de codificar, porém, as ferramentas de IDE (Integrated Development Environment) disponíveis estão cada vez mais avançadas, sendo inadmissível ficar parado no tempo. Neste artigo irei falar um pouco sobre produtividade no Eclipse, que suporta diversas linguagens de programação. Caso você ainda esteja codificando em editores de texto convencionais, faça um favor para você mesmo, adote uma ferramenta que tenha pelo menos os recursos básicos para organização de projeto e código-fonte, visando trabalhar em equipe.…

    , arquivado em Ferramentas.
    Comentário(s) 0
  • Taxonomia de defeitos na engenharia de software

    Defeitos estão presente em projetos de software por anos e apesar de todo esforço investido para apoiar sua identificação e eliminação, continuam sendo um desafio para os engenheiros de software. De acordo com IEEE Std. 1044-2009 defeito é uma imperfeição ou deficiência em um produto de trabalho, onde esse produto de trabalho não cumpre suas exigências ou especificações e precisa ser reparado ou substituído.

    O combate aos defeitos de software é dificultado por fatores como complexidade implícita no desenvolvimento de software, prazos curtos, etc. Na indústria, quando adotado, este combate não ocorre de forma sistemática na maioria dos casos, o que dificulta seu entendimento.

    Para combater os defeitos de software de forma sistemática, criar ou adotar uma taxonomia de defeito é uma das atividades mais relevantes para o sucesso deste combate, taxonomia essa que será o pilar para classificação dos defeitos encontrados no processo de desenvolvimento, possibilitando um melhor entendimento sobre os principais defeitos presente nos projetos de software.

    Este artigo não visa apresentar as taxonomias de defeitos existentes, seu foco está na apresentação do conceito e papel da taxonomia visando combate sistemático aos defeitos.

    Definição de taxonomia

    Taxonomia é uma ciência que estuda e define grupos com base em …

    , arquivado em Engenharia de Software.
    Comentário(s) 0