Artigos // Lista de publicações

  • Produtividade no Eclipse

    Quem trabalha com desenvolvimento de software, em algum momento já se pegou realizando uma tarefa repetitiva ou massante na hora de codificar, porém, as ferramentas de IDE (Integrated Development Environment) disponíveis estão cada vez mais avançadas, sendo inadmissível ficar parado no tempo. Neste artigo irei falar um pouco sobre produtividade no Eclipse, que suporta diversas linguagens de programação. Caso você ainda esteja codificando em editores de texto convencionais, faça um favor para você mesmo, adote uma ferramenta que tenha pelo menos os recursos básicos para organização de projeto e código-fonte, visando trabalhar em equipe.…

    , arquivado em Ferramentas.
    Comentário(s) 0
  • Taxonomia de defeitos na engenharia de software

    Defeitos estão presente em projetos de software por anos e apesar de todo esforço investido para apoiar sua identificação e eliminação, continuam sendo um desafio para os engenheiros de software. De acordo com IEEE Std. 1044-2009 defeito é uma imperfeição ou deficiência em um produto de trabalho, onde esse produto de trabalho não cumpre suas exigências ou especificações e precisa ser reparado ou substituído.

    O combate aos defeitos de software é dificultado por fatores como complexidade implícita no desenvolvimento de software, prazos curtos, etc. Na indústria, quando adotado, este combate não ocorre de forma sistemática na maioria dos casos, o que dificulta seu entendimento.

    Para combater os defeitos de software de forma sistemática, criar ou adotar uma taxonomia de defeito é uma das atividades mais relevantes para o sucesso deste combate, taxonomia essa que será o pilar para classificação dos defeitos encontrados no processo de desenvolvimento, possibilitando um melhor entendimento sobre os principais defeitos presente nos projetos de software.

    Este artigo não visa apresentar as taxonomias de defeitos existentes, seu foco está na apresentação do conceito e papel da taxonomia visando combate sistemático aos defeitos.

    Definição de taxonomia

    Taxonomia é uma ciência que estuda e define grupos com base em …

    , arquivado em Engenharia de Software.
    Comentário(s) 0
  • Top 10 – Livros para programadores

    Recentemente um amigo e antigo companheiro de trabalho me solicitou uma lista com livros que acredito ser essencial para formação de um bom programador, não no sentido de uma linguagem específica, mas no pensamento e preocupações que este deve ter. Esse artigo será o primeiro de uma série, que terá foco na indicação de livros para profissionais em busca de boas referências.

    Particurlarmente acredito que um bom programador gera soluções computacionais legíveis que sejam reutilizáveis sempre que possível. Em caso de problema indefinido, leia-se mal especificado, este deve ter condições de reenquadrar o problema para ter certeza que sua solução está resolvendo de fato uma necessidade relevante. Pode-se perceber que não se trata de decorar recursos de uma linguagem, mas, entender o contexto do problema, solucionar e pensar no futuro levando em conta manutenção e evolução do código criado.…

    , arquivado em Resenha.
    Comentário(s) 1
  • Mestrado – Engenharia de Software

    Conforme comentei no artigo Mudanças – Do gargalo ao benefício, tive um 2015 voltado aos estudos, onde optei por investir naquilo que realmente gosto, projetos de software, visando diminuir o ritmo de produção e refletir mais sobre os métodos que vinha usando, desde então, estudei temas do meu interesse, criando aplicações com novas tecnologias e obtendo certificações pelo caminho.

    Nos últimos meses de 2015, após resolver encerrar o ciclo de certificações, me inscrevi no processo de seleção do mestrado no PESC, Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, oferecido pela COPPE/UFRJ, no final de dezembro após algumas etapas tive a felicidade de ser aprovado no processo e irei compartilhar com vocês um pouco dessa experiência.

    O que me fez optar pelo mestrado?

    Minha admiração pelos programas de pós-graduação Scricto sensu não é algo recente, desde os tempos de faculdade onde de fato comecei a ter contato com professores e profissionais qualificados, tentei descobrir como este funcionava e o que era preciso para entrar nesses programas.…

    , arquivado em Engenharia de Software.
    Comentário(s) 0
  • O poder dos inquietos

    O poder dos inquietos do autor Chris Guillebeau visa apresentar seus conceitos e estratégias para viver diferente da multidão, viajando pelo mundo e trabalhando de acordo com as necessidades para conquistar seus sonhos. Chris é empresário, escritor, já viajou para quase todos os países do mundo e trabalhou como voluntário na África Ocidental. Nesta obra o autor demonstra sua visão de mundo e possibilidades que a maioria ignora seguindo a multidão.…

    , arquivado em Resenha.
    Comentário(s) 0