Ficha de download para certificações

Ficha de download é uma técnica para realização de exames complexos, que envolve uma quantidade razoável de fórmulas. O objetivo desta técnica é tranquilizar o candidato e seu uso consiste na anotação de todas as fórmulas em papel de rascunho ao iniciar o exame, eliminando uma grande preocupação antes de focar nas questões.

Os exames de longa duração geram desespero na maioria dos candidatos, que por sua vez é uma das principais causas de reprovação, para minimizar este sintoma as fichas de download oferecem uma sensação de tranquilidade, fazendo com que questões de fórmula sejam simplificadas, garantindo mais tempo para as demais questões.

Criando sua ficha de download

O processo de criação é relativamente simples e deve acompanhar os estudos do candidato, embora seja possível encontrar diversos modelos prontos para cada tipo de exame, evite essa abordagem, tentar decorar modelos prontos não é o melhor caminho.

Confira os passos para criar sua ficha de download.

1. Estude e faça suas anotações normalmente, que serão base para criar sua ficha de download.

2. Quando estiver confiante o bastante para realizar simulados, crie sua ficha de download com base em suas anotações e pesquise sobre as principais fórmulas do exame na internet, caso alguma tenha escapado dos seus estudos, leia sobre e adicione na ficha de download.

3. Organize sua ficha de download de forma que facilite sua replicação, siga uma linha lógica sobre o conteúdo exigido no exame, isso irá facilitar sua vida.

Memorizando sua ficha de download

Como parte do estudo para certificações é comum o uso de simulados, para que o candidato tenha noção do que terá pela frente no dia do exame. Para tornar este processo mais real e memorizar o conteúdo da ficha de download é recomendado que antes de iniciar cada simulado o candidato use uma folha de rascunho para replicar sua ficha de download.

O objetivo neste ponto é garantir que se memorizou de fato as fórmulas da ficha de download, mas antes de responder as questões do simulado confira se suas anotações estão de acordo com sua ficha de download criada anteriormente, corrigindo e identificando pontos em que precisa melhorar sua compreensão, repita este processo sempre que puder nos simulados.

Conclusão

O uso desta técnica não substitui os estudos, mas retira parte da complexidade de exames longos, fazendo com que as questões de fórmulas sejam simples e praticamente ponto ganho, exigindo do candidato empenho para compreender e memorizar as fórmulas envolvidas, criando fichas de download em cada simulado realizado.

Confira um resumo de fórmulas do exame PMP, desenvolvido pela pmtech, para compreender como exames complexos exigem este tipo de técnica, lembrando que nem todas as fórmulas precisam estar na ficha de download do candidato, apenas aquelas que este achar necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.. Campos obrigatórios são marcados com *