Zend Certified Engineer PHP 5.3

Olá pessoal, finalmente tirei minha certificação ZCE – PHP 5.3, depois de quase um ano de estudos voltado para certificação, mesmo trabalhando bastante consegui encontrar tempo para me dedicar aos tópicos e simulados, irei compartilhar com vocês um pouco das informações dessa jornada neste artigo.

Onde comprar o voucher do exame?

Os vouchers das certificações oferecidas pela Zend estão disponíveis em seu site, http://www.zend.com/en/services/certification, no caso da certificação PHP 5.3 custou $195,00.

Quais passos foram utilizados para estudar?

Após comprar o voucher, estudei os tópicos do exame durante alguns meses, sempre desenvolvendo alguns exemplos e escrevendo artigos para o blog na medida do possível, assim que me senti mais confiante sobre meus conhecimentos na linguagem, fiz alguns simulados online, o que me ajudou bastante a focar nos temas que tinha menos conhecimento, ou melhor, menos prática.

Antes de visualizar as respostas, pesquise sobre o tema.

Onde realizar o agendamento do exame?

Faltando 3 meses para expirar o prazo de 1 ano para agendamento e realização do exame marquei para o último final de semana disponível, lembrando que efetuei a compra do voucher em agosto de 2011, marquei a prova para o dia 28 de julho de 2012 através da Pearson Vue, selecionei um local perto do meu trabalho, nessas horas é interessante ter conhecimento do tempo que irá levar para chegar ao local. No momento em que agendei a prova aumentei o ritmo dos estudos, embora estivesse em um período de muito trabalho consegui separar horas valiosas e reservar muitos finais de semana para estudar.

Caso tenha condições e confiança, não efetue seu agendamento tão perto do prazo limite, caso ocorra algum imprevisto pode comprometer seu investimento.

No último mês fiquei fazendo todos os simulados que achei pela frente, na prova teve muitas questões semelhantes e até mesmo iguais as de alguns simulados, lembrando que o objetivo do simulado não é memorizar as questões, até porque são muitas, o grande lance é fazer as questões e revisar as que você errou ou até mesmo chutou, sério não adianta se enganar nessas horas, reconheça qual tema você foi mal e estude, compreenda as principais pegadinhas apresentadas pelo exame e teste todas as respostas quando estiver na dúvida, porque alguns exames estão errados.

Efetuei o exame na tarde do dia 28 de julho no instituto Infnet, encontrei algumas questões complexas, principalmente questões com respostas muito semelhantes em temas que são pouco utilizados, mas na maioria das questões estava preparado e consegui responder com tranquilidade, felizmente eu fui bem e consegui o certificado, assim que finalizei a prova recebi uma mensagem informando meu resultado positivo, além de uma folha com instruções sobre o certificado, quando meu nome iria aparecer na PHP Yellow Pages do site da zend, etc.

Principais tópicos que caíram no exame

  1. Web Features
  2. Array e String
  3. PDO
  4. Orientação a Objeto
  5. Type Hiting
  6. Funções anônimas
  7. SPL

Lista de materiais

Simulados disponíveis para estudo

Lista de discussão:

Agradecimentos:

  • Minha mãe por compreender que o tempo de estudo era válido.
  • Meu pai por aturar os finais de semana assistindo aos jogos com notebook estudando.
  • Meu irmão por não ficar reclamando de eu ter feito o quarto de escritório.
  • Todos os amigos que me deram força para tirar essa certificação.
  • Thiago

    27/08/2012 às 17:24

    Olá amigo,

    Primeiramente gostaria de dar os parabéns por ter conquistado a certificação zend, sei que não é fácil, estou sentindo na pele, e não basta apenas você programar PHP, você realmente precisa estudar sobre tudo oque envolve essa linguagem…

    Bom, você falou que há muitas questões na prova que estavam presente nos simulados, você diz em relação a esse http://zend-php.appspot.com/questions_list ?

    Abraços.

  • Diogo Matheus

    28/08/2012 às 21:32

    Obrigado Thiago,

    Quanto as questões iguais ou semelhantes, sim, tanto essa lista que você indicou quanto o grupo de discussão Rumo a certificação PHP, que possui perguntas diárias, são muito boas.

    No meu caso, passei maior parte do tempo de estudo realmente lendo, praticando e escrevendo sobre, mas fazia intervalos para responder esses tipos de questionários, marcando os temas que eu mais errava.

    Não recomendo tentar gravar as questões e sempre que tiver dúvida em alguma questão, pesquise antes de responder.

    Boa sorte, abraço.

  • Thiago Matheus

    31/10/2012 às 17:38

    Que não me agradeça, me pague por ter te dado espaço! rsrs
    Tô brincando.

    Parabéns por mais essa conquista.

  • Samuel

    15/01/2013 às 09:42

    parabens por essa grande conquista

  • Carlos

    04/07/2013 às 12:00

    Olá, parabéns!, como funciona esse voucher? Você compra e pode fazer a prova quando quiser? Eles disponibilizam algum material de estudo? Abs.

  • Diogo Matheus

    14/07/2013 às 01:05

    Olá Carlos,

    O voucher tem validade de 1 ano a partir da data de compra, no meu caso eu utilizei esse período todo, comprei como motivador para os estudos e marquei no último final de semana praticamente.

    No site da Zend você encontra um guia com os temas da certificação, mas eu recomendo seguir os links do tópico, pois o material é bem limitado.

    Abraço

  • Jammerson Fernando

    11/10/2013 às 13:06

    Parabéns velho, você mereceu!
    Gostaria que você nos dissesse quais os livros que você estudou pra certificação

  • Pedro Oliveira

    05/06/2014 às 04:42

    Parabéns!

    Estudo muito pelo seu Site.

    Também estou com vontade de tirar Certificação PHP, me fala uma coisa, (meu inglês é ruim!!!) tem provas em Português ?

    Até +! Grato.

  • Diogo Matheus

    09/09/2014 às 22:13

    Pedro,

    Na certificação do PHP 5.3 só tinha disponível em inglês, utilizei um guia de estudo em inglês para me preparar e não tive muitas surpresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *