Artigos // Lista de publicações

  • Scrum e certificações ágeis

    Na área de gerenciamento de projetos, principalmente de tecnologia da informação, os métodos tradicionais de gestão estão perdendo espaço para metodologias ágeis, que abrange Scrum, XP e outros métodos. Embora cada projeto tenha características próprias, aqueles considerados de pequeno e médio porte estão sendo gerenciado de forma mais dinâmica, respondendo as necessidades do cliente e as mudanças de negócio para gerar produtos de valor.

    Pesquisas realizadas pela Standash Group sobre projetos gerenciados através de metodologias tradicionais, onde se planeja todo projeto antes de sua construção, apontaram que apenas 20% dos softwares eram realmente úteis, além de alto índice de fracasso, devido ao custo, prazo, etc.

    O desenvolvimento ágil surge como uma alternativa ao modelo tradicional em cascata, sendo um conjunto de métodos e práticas para o desenvolvimento de software que oferece maior foco nas pessoas do que nos processos. Neste movimento destaca-se o framework Scrum, o método ágil mais adotado pelo mercado, que visa reduzir o formalismo e aumentar as interações entre os membros da equipe, demonstrando software funcional em curtos períodos, conhecidos como iterações, o que possibilita ser mais responsivo as mudanças.…

    , arquivado em Certificações.
    Comentário(s) 0
  • Ficha de download para certificações

    Ficha de download é uma técnica para realização de exames complexos, que envolve uma quantidade razoável de fórmulas. O objetivo desta técnica é tranquilizar o candidato e seu uso consiste na anotação de todas as fórmulas em papel de rascunho ao iniciar o exame, eliminando uma grande preocupação antes de focar nas questões.

    Os exames de longa duração geram desespero na maioria dos candidatos, que por sua vez é uma das principais causas de reprovação, para minimizar este sintoma as fichas de download oferecem uma sensação de tranquilidade, fazendo com que questões de fórmula sejam simplificadas, garantindo mais tempo para as demais questões.…

    , arquivado em Certificações.
    Comentário(s) 0
  • ITIL – Conceitos genéricos e definições

    O artigo ITIL – Biblioteca para serviços de TI abordou um pouco da história e principais conceitos envolvidos na biblioteca, além de indicar materiais de estudo. No dia 13 de agosto de 2015 após algumas semanas de estudo e alguns simulados realizados obtive 95% de acerto no exame ITIL Foundation, para continuar abordando o conteúdo recomendado pelo Syllabus, este artigo inicia uma nova categoria de publicações, Gerenciamento de Serviços.

    As boas práticas disponibilizadas na ITIL se destacam não como receita, mas através do ciclo de vida dos serviços de TI, que visam criar e melhorar serviços, cada vez mais presente nas organizações o que gera uma dependência, exigindo um tratamento diferenciado ao setor. Os serviços de TI estão presentes em nossas atividades diárias, desde uma transferência eletrônica até viagens aéreas e para que seja possível gerar valor é preciso gerenciar esses serviços, principalmente no que diz respeito ao balanceamento entre demanda e capacidade.…

    , arquivado em Gerenciamento de Serviços.
    Comentário(s) 0
  • Design de games

    Design de games do autor Paul Shuytema tem como objetivo apresentar os conceitos de um game e as tarefas envolvidas na jornada para criação de um jogo, desde sua concepção e documentação até o desenvolvimento de códigos usando linguagem Lua, tendo como abordagem central o papel do designer de games, suas atividades e treinamentos necessários.

    Design de Games…
    , arquivado em Resenha.
    Comentário(s) 0
  • Efeito adverso de premiações individuais

    O reconhecimento e a recompensa estão entre os pilares do capitalismo, onde apenas os melhores se destacam da maioria, porém sua aplicação de forma individual em equipes de projetos deve ser realizada com cuidado, principalmente em equipes ágeis.

    Este artigo irá abordar os efeitos adversos envolvidos no processo de definição e julgamento de premiações individuais, além de sugerir possíveis medidas para mitigar seus impactos, mas grande parte do que será visto se aplica em qualquer tipo de premiação.

    O principal ponto de atenção das premiações individuais é a frustração de bons colaboradores e os conflitos internos gerados, algo inevitável nesse contexto, mas que pode ser acentuado pela falta de métrica sobre resultados relevantes ou falta de confiança nos líderes com poder de decisão, causado pela falta de afinidade, etc.…

    , arquivado em Gerenciamento de Projetos.
    Comentário(s) 0