TOP 10 – Livros para programadores

Recentemente um amigo e antigo companheiro de trabalho me solicitou algumas recomendações de leitura com foco no crescimento profissional de programadores, ou seja, livros para programadores. Neste cenário, aprender os recursos de linguagens de programação não é o foco das recomendações, mas sim as preocupações e pensamentos relacionados com essa atividade.

Particurlarmente acredito que um programador eficaz cria soluções computacionais legíveis, bem como reutilizáveis sempre que fizer sentido. Em caso de problema indefinido, leia-se mal especificado, um bom programador deve ter condições de reenquadrar o problema para confirmar se o que está sendo criado está resolvendo de fato uma necessidade específica e relevante. Pode-se perceber que não se trata de decorar recursos de uma linguagem, mas sim entender o contexto do problema, solucionar e pensar no futuro levando em conta manutenção e evolução do software criado.

Com base nesse pensamento, confira o TOP 10 – Livros para programadores.

# Capa Título
10 Expressões-regulares

Expressões regulares

Aurelio Marinho Jargas

9 Implementando-o-desenvolvimento-lean-de-software

Implementando o desenvolvimento lean de software

Mary e Tom Poppendieck

8 utilizando-uml-e-padroes

Utilizando UML e Padrões

Craig Larman

7 O-mítico-homem-mês

O mítico homem-mês

Frederick P. Brooks Jr.

6 Refatoração-para-padrões

Refatoração para padrões

Joshua Kerievsky

5 O-codificador-limpo

O codificador limpo

Robert C. Martin

4 Refatoração

Refatoração

Martin Fowler

3 Padrões-de-projeto

Padrões de projeto

Erich Gamma et al.

2 Código-limpo

Código limpo

Robert C. Martin

1 O-programador-pragmático

O programador pragmático

Andrew Hunt e David Thomas

Conclusão

O mais interessante nesses livros é a reflexão exigida. Além disso, tente aplicar os conceitos aprendidos em cada leitura aos poucos em sua rotina, mas sem cobrança em excesso. Não veja esses livros como decoração de estante, muito menos espere se tornar um especialista da noite para o dia, use cada livro como fonte de consulta para criar soluções mais simples e flexíveis.

 

  • Guilherme Gonçalves

    22/07/2016 às 18:58

    Estou em busca de livros introdutórios para quem quer começar, principalmente, quem quer entender lógica de programação. Poderia me indicar?
    Obrigado

  • Diogo Matheus

    25/06/2020 às 17:11

    Obrigado pelo comentário Guilherme, estou analisando os comentários do blog para levantar algumas ideias de publicação e irei considerar seu pedido para escrever. Acredito que pela demora na resposta você já virou desenvolvedor, mas irei escrever para ajudar os próximos.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.. Campos obrigatórios são marcados com *